PERSONAGENS


Iktoon é um peixinho que nasceu na Grécia e veio para Florianópolis em um período de intercâmbio. Aqui ele vive com a peixinha Pikou, no  coral de sua família.  Os dois não se deram muito bem no início de sua relação, mas acabaram tornando-se bons amigos. Iktoon é bastante tranqüilo, amigável, ponderado e cordial. O peixinho tem um bom coração e tenta se colocar na posição do outro nos momentos de enfrentamento, mas procura não se deixar  influenciar por comportamentos inadequados. Ele é o aglutinador e o conciliador da turma, é um bom menino, disposto a aprender sobre o mundo que o cerca e expor a sua impressão sobre o que vê.


Pikou é uma peixinha que vive, com sua família, em um coral próximo a Ilha de Florianópolis. Eles hospedam Iktoon, um peixinho grego, que está participando de um intercâmbio no Brasil. Ela é bastante esperta, rápida no pensar e no agir, é comunicativa, determinada e comprometida com tudo o que faz. Às vezes se irrita, fala demais  e de forma impulsiva. Não tem “papas na língua” e não se intimida facilmente. A não ser na presença de Escama, o peixinho mais bonito e popular da turma. Pikou ainda não definiu seus sentimentos em relação a ele que é o fofinho da escola.  Pikou, também, é bastante popular e foi através dela que Iktoon conheceu seus amiguinhos.


Escama é um peixinho dourado muito bonito e atlético. Ele é conhecido como o fofinho e queridinho de todas as peixinhas da escola. Além disto, Escama é muito dedicado aos estudos e um excelente jogador de aquaplay, o que o destacas dentre os demais peixinhos. Em função destas qualidades e da falta de modéstia, Escama é muito convencido e acredita ser melhor do que é na verdade. Ele é um pouquinho aproveitador e manipulador, mas encobre estas características com base em sua popularidade e habilidade pessoal. Melhor dizendo habilidade peixoal. Escama tem dois seguidores inseparáveis, os rêmoras gêmeos Sang e Suga, os quais tentam tirar proveito de sua  popularidade e, em troca, massageiam o seu ego gigante.


Sushi é um peixinho descendente de peixes ornamentais japoneses que fugiram do aquário quando eram transportados para o Brasil.  Em função da super-proteção dos pais e das histórias, sobre os perigos enfrentados por seus antepassados, Sushi é ansioso e bastante preocupado. Muitas vezes  não acredita na sua capacidade e desconfia do que  os outros pensam  a seu respeito. O grandão Melança é o seu melhor amigo e, também,  companheiro diário e Sushi é muito leal a ele. Sua amizade começou em função da segurança que Sushi encontrou no corpulento peixinho verde que, apesar de grande não incomoda ninguém, porém impõe respeito. Com o passar do tempo, os dois vão aprendendo muito um com o outro, reforçando suas qualidades e minimizando suas dificuldades.


Melança nasceu na Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, mas migrou  para Florianópolis com o cardume dos pais, há algum tempo, e por aqui ficou. Ele é bastante guloso e está um pouquinho acima do peso. É brincalhão, engraçado, gosta de inventar histórias e contar piadas. Melança é, na verdade, um apelido de Melancia, que ainda usa algumas gírias e palavreado herdados de seus primeiros anos mais ao Sul. Ele está bem integrado com toda a turma, porém seu melhor amigo é o peixinho Sushi, com quem convive diariamente.


Cinco é um polvinho muito inteligente que adora Física e planeja ser um cientista do mar, quando crescer. Sempre se destaca na escola e tem as melhores notas da classe. Preocupa-se em estudar e prefere fazer os trabalhos, da escola, sozinho. Gosta de poupar cada concha que ganha como mesada de seu pai. O polvinho tem este nome porque, apesar de ser um octopus, nasceu com apenas cinco tentáculos. Porém, ele mesmo diz que pode fazer tudo que outros polvos fazem, com pequenas limitações. Isto não o impede de participar, por exemplo,  da  brincadeira que mais gosta. Cinco é muito bom  brincando de esconde-esconde e isto é lógico, uma vez que ele pode se camuflar. Seus amigos o respeitam porque ele se dedica aos estudos e é o CDF da Turma.


Filipi é um cavalo marinho muito confiante em si. Ele é objetivo em tudo o que faz e gosta de propor e liderar as atividades em que se envolve. Filipi é, também, bastante autoritário e apesar de ser o menor da turma, às vezes, torna-se brigão por querer impor suas idéias à força.  Seus maiores problemas e discussões acontecem com Melança, que tende a resistir  suas ordens e cobranças. O cavalinho é inteligente, muito disposto e gosta de construir seus próprios brinquedos, o que lhe proporciona muita satisfação. Filipi quer ter uma fábrica de brinquedos aquáticos quando crescer, inclusive já vendeu alguns dos protótipos que fabricou, para seus amiguinhos.


Sang e Suga são peixes rêmora, gêmeos.  Sang é falastrão, envolvente, bajulador e orgulhoso, enquanto que Suga é mais tímido, queixoso e invejoso. Os irmãos  viviam  junto com um  tubarão martelo que por não agüentar as brigas dos gêmeos, os atacou e foi embora.  Sang carrega as marcas da luta em uma de suas nadadeiras. A partir deste momento eles decidiram que iriam buscar um peixe mais pacífico para conviver. Observando os peixes que vivem no coral, concluíram que o peixinho Escama poderia lhes proporcionar uma série de benefícios além da alimentação. A vaidade de Escama possibilitou a aproximação de Sang o carismático e bajulador, que trouxe Suga, o reclamão, com ele.